Saturday, April 9, 2011

Dia 2: Asilah - Marrakesh (Parte 2)

O Zé Paulo e a Paula Kota já me tinham dito que as auto-estradas em Marrocos não tinham nada a ver com as nossas, pelo que eu já estava mais ou menos preparado. E realmente em comum com as nossas têm o facto de ter duas faixas. Não são duas faixas estreitas como as que encontrei no sul de Itália, mas duas faixas confortáveis. Piso em bom estado.

A grande diferença para as nossas auto-estradas é o festival que decorre em todo o lugar! A quantidade de pessoas que caminham pela berma descansadamente, e a quantidade de veículos avariados que são reparados no local, ou mesmo autocarros com os seus motores a descoberto e várias pessoas a reparar os mesmos em simultâneo. A quantidade de marroquinos - homens - que pura e simplesmente se colocam numa das bermas (quer na exterior quer na interior) para admirar o trânsito que passa. A quantidade de animais - na sua maioria burros e carneiros, mas lá se encontra um camelo ou outro mais a sul - que circulam livremente pertinho da berma, podendo saltar para o alcatrão a qualquer altura. As mulheres a recolher ervas na faixa separadora, ou mesmo a preparar a terra dessa faixa separadora para o cultivo.

Tudo isto a todo o momento, aqui e ali, leva-nos a demorar algum tempo a tomar o festival de movimento como comum, e a começar a ver onde estamos. Infelizmente as nossas fotografas de serviço não registaram este movimento, mas temos algumas boas fotos desta manhã passada a fazer quase 600 km destas auto-estradas!




As paisagens a norte eram praticamente de agricultura. Via-se muita mulher e muita criança na azáfama do campo, e muitos animais - o boi e o burro - a ajudar. Não vi quaisquer meios mecânicos agrícolas, mas mesmo assim havia grandes extensões cultivadas e grandes estufas de bananas. Há medida que caminhávamos para o Sul, a agricultura desaparecia e a paisagem era composta de pequenos montes, com poucos metros de altura, como aqui:


Mantivemos as velocidades sempre entre os 100 e os 120. Não só pela falta de segurança e pela fauna, mas havia também muita polícia a patrulhar por toda a extensão da auto-estrada, montados em BMW's 1600 RT novinhas em folha.

Saímos para almoçar entre Rabat e Casablanca, numa terrinha chamada Bouznika. A SLR do Massimo precisava de atestar e já que lá estávamos, ficámos.

Depois de almoço, lá nos metemos de novo à estrada direitinhos a Marrakech.




2 comments:

  1. Isto está a progredir muito devagar.
    Por este ndar chegamos ao Natal e ainda estás no Atlas.

    ReplyDelete
  2. Mas a crónica está com aquele groove que nos faz voltar para ler mais. :)

    ReplyDelete