Monday, April 11, 2011

Dia 4: De Marrakesh a Ouarzazate (Parte 3)


O Atlas divide realmente dois Marrocos: ao descer o Atlas para Sul, a vegetação começa a rarear e o deserto começa a surgir. Mesmo as povoações deste lado da montanha são em número muito menor.

As paisagens, embora diferentes, continuam a ser de cortar a respiração...



Curtimos tanto viajar pelo Atlas que até nos esquecemos de almoçar. Parámos já perto do vale, numa pequena aldeia, à beira da estrada.

Em Marrocos, em qualquer restaurante que se entre, temos sempre 3 pratos + 1. Os três pratos são os couscous, as tangines e as brochettes. Eu não sou nada um bom garfo, pelo que passei este tempo todo em Marrocos e dos três só provei as brochettes, que se trata de uma simples espetada de carne. O problema desta espetada é que em grande parte dos casos é de carne triturada, tipo hamburguer. O +1 é a omelete, que também há sempre, e que nos safou montes de vezes. O Massimo é vegetariano, pelo que os couscous e as tangines foram sempre a escolha mais comum. A Sabrina gosta de provar disto e daquilo. A Lina comeu sempre omeletes.

O pão é um pão achatado, meio sem sal, quase só côdea. Os marroquinos transportam o pão sem qualquer medida de higiene. Quando estavamos neste restaurante vimos um sujeito parar a carrinha e sair de lá com uns 10 pães encostados à sua t-shirt imaculada. Melhor será sempre nem pensar no assunto.

A parte boa é que há sempre azeitonas. Muito boas, e sempre com um molho muito bom. Não há local que não nos sirva logo um prato de azeitonas, e nem nos cobram por isso - o pão e as azeitonas estão incluídos normalmente no preço do prato.

Os preços andam sempre na ordem dos 2 a 4 euros. Uma refeição ficou-nos sempre, em média, na ordem dos 10 euros por casal.

Há muitos restaurantes à beira das estradas. Neste dia ficámos neste, e comemos ao ar livre.

Uma das coisas fantásticas de Marrocos é a sua bebida oficial: a Coca-Cola. Para um tipo como eu, um coca-cola-holic, isto é o paraíso. Principalmente quando me apercebi que estas são as garrafas pequenas....


Nos restaurantes à beira da estrada, é bom não precisar de ir à casas de banho. A foto deste restaurante ilustra o porquê.






No comments:

Post a Comment