Wednesday, April 13, 2011

Dia 6: do Todra a Merzouga (Parte 8)

Esta foto é a única que temos do jeep. Mostra o momento em que nos metemos a caminho de regresso ao Hotel...


... e abre o caminho para o que nos aconteceu a seguir. O amigo do Brahim afinal não era nem brincalhão nem mentiroso, e nem cinco minutos tinha passado e já estávamos no meio da tal tempestade de areia.


O cenário realmente assusta, mesmo refugiados no interior do jeep. De repente tudo fica escuro, e deixamos de ver a muito poucos metros de distância. No meio daquela areia caem grandes pingos de chuva - nem sei se lhes chame chuva, se apenas pingos, porque estas gotas enormes caem apenas de quando em quando.

O Brahim conduz o jeep a uns cinco quilómetros por hora, e ao mesmo tempo vamos vendo grupos de camelos e de pessoas que lá vão procurando abrigo.



"E assim como veio partiu, não se sabe para onde", e passado uns minutos toda a adrenalina de estar no meio de uma tempestade de areia não tinha qualquer razão de ser.


A tempestade deixou duas marcas muito intensas: a cor das dunas ficou completamente diferente, e tudo - tudo! - ficou sujo de areia. Inclusivé duas motas que ainda tinham muitos quilómetros pela frente, e muitas fotografias para fazer pose...

Para os homens do deserto, é tempo de pegar no telemóvel e ligar aos amigos: "opah, tu andas onde, hem? Olha que tá a sair daqui uma tempestade de areia nessa direcção!"


No comments:

Post a Comment