Sunday, April 10, 2011

Dia 3: Marrakesh ( Parte 2 - Suq )

Tivemos uma má experiência com o hotel escolhido na noite anterior. A limpeza não era o seu forte e a simpatia do pessoal muito menos. O Massimo e a Sabrina ainda trocaram de quarto na noite anterior, e eu quase que tive de pedir por favor ao sujeito da recepção para me acender as luzes do hall para não estar às escuras a aceder à internet. Ao pequeno almoço, esperámos uma hora para ser servidos. Antes que algo corresse mesmo muito mal, era altura de partir.

Havia um Hotel mesmo ao lado, pelo que pegámos nas coisas e fizemos a mudança sem grandes problemas. E neste outro Hotel as motas ficavam mesmo atrás de uns belíssimos portões, o que nos deixava bem mais confiantes.

Depois da mudança, rumámos ao Suq. O Suq é o mercado, um labirinto de pequenas ruelas meio cobertas, com lojas de reduzidas dimensões alinhadas em corrente. Uma feira gigante. Vende-se de tudo no Suq de Marrakech, desde o que qualquer residente necessita ao que qualquer turista cobiça: os chinelos "ali bá bá", a ourivesaria, os panos, as peles...

O Suq é uma mistura imensa de cores, de confusão, de movimento. O tecto de canas ou ripas de madeira deixa entrar o sol na quantidade suficiente para fornecer uma pequena atmosfera que compõe o quadro final.




No Suk tudo se vende. Deixo ao vosso poder de observação identificar as lojas desta fotografia:


E reparem que o facto de ser uma zona comercial não impede que a todo o momento existam motorizadas a apitar, e que uma vez por outra não tenhamos que nos desviar para algo um pouco maior...



Há cultura portuguesa no Suq. O meu sobrinho Miguel vai gostar especialmente deste exemplo ilustrativo:


Nada tem preços marcados, excepto algumas coisas em árabe, e todas as compras tinham como princípio a discussão dos preços. A Sabrina era a nossa expert no assunto.


O fantástico por todo o lado: desde a beleza colorida de uma porta metálica, o rapaz artesão que nos oferece uma recordação, ou simplesmente a variedade de aromas e cores de uma loja, a diversidade da oferta de frutos secos...





Foi uma manhã em cheio!

Adenda: eu não escrevi mal "Suq" no top do post. De facto, há várias grafias correctas: souq, souk, esouk, suk, sooq, souq, ou suq.


1 comment: